sábado, 19 de fevereiro de 2011

Canoa Quebrada - Parte II

Canoa Quebrada é incrível. Uma das passagens que mais gostei de apreciar foi a charmosa Vila dos Estevão. Situada entre dunas e falésias, a vila recebeu esse nome em 1932 e Estevão era o nome da primeira família de pescadores que se instalou no lugar, começando assim a ser habitada a praia de Canoa Quebrada. Apreciada por turistas do mundo todo, a vila já serviu de cenário para filmes e documentários. Inclusive, na época em que estive lá, em 2010, uma equipe da Rede Globo havia sido hóspede em Canoa durante dez dias, onde foram realizadas as gravações dos capítulos de uma temporada da novela Malhação. Até conheci até algumas famílias que vivem na vila, que liberaram as suas simples casas para que a equipe da Globo usassem-as como locações. Pena que nunca recebi de um amigo as fotos que tirei lá com a câmera dele, pois a minha câmera descarregou logo depois do Pôr do Sol. Portanto, carregue bem a bateria da sua câmera para evitar imprevistos como esse. =/ Sorte que ainda deu tempo fotografar as seguintes paisagens:


Foto tradicional - Vila dos Estevão
Barracões depois das falésias

Excelente final de tarde
Souvenir para vender
Em Canoa Quebrada, fiquei hospedada na Pousada La Dolce Vita, a 100 metros da praia, com quartos bem confortáveis. Na noite do check-in, aproveitei bem a piscina da pousada. Já no segundo dia de estada no paraíso cearense, acordei às 8h, tomei café da manhã e logo após segui para mais um passeio. Desta vez, numa jardineira, com outros quinze turistas. P.S: Use protetor solar!!!!

Pousada La Dolce Vita
Pronta para mais um passeio

O passeio de jardineira foi iniciado na parte principal da orla de Canoa Quebrada. Com paradas mais do que "obrigatórias" em várias dunas e coqueirais, depois foi atravessado o longo percurso do parque de produção de energia eólica instalado no litoral de Aracati, com mais de sessenta geradores, com capacidade para abastecer de energia uma cidade de quinhentos mil habitantes. 

Canoa Quebrada
Parque eólico no litoral de Aracati

O passeio teve ulgumas pausas para que pudesse ser apreciada em diversos ângulos a estonteante paisagem do encontro das águas do mar com o Rio Jaguaribe, que banha o Estado do Ceará. Acabado o trajeto na jardineira, é a vez de caminhar pelos mangues e se deslocar para o passeio de barco pelo Rio Jaguaribe, admirando a beleza da natureza e aproveitando para mergulhar no rio cercado por uma vegetação nativa. Adiante, segui para Fortim, pequena cidade do Ceará com pouco mais de treze mil habitantes, localizada as margens do Rio Jaguaribe.

Encontro do mar com o Rio Jaguaribe
Passeio no Rio Jaguaribe
Mergulho no Rio Jaguaribe
Mansão construída na pedra de "chapéu", pela forma que a rocha apresenta.
Vista da chegada em Fortim

Depois de umas cinco horas sob forte no calor do Ceará e com um passeio aprovadíssimo, o grupo voltou para Canoa Quebrada e logo veio a pior parte quando a viagem está tão boa: o check-out na pousada. Maaas, antes de despedir-me daquele paraíso, fui saborear o delicioso almoço na Barraca Chega Mais, uma das mais visitadas pelos turistas. Um cardápio beem sugestivo, com pratos diversos de frutos do mar, todos elogiados pelos turistas do grupo formado por potiguares. Na ocasião, tive a oportunidade de conhecer o secretário de Turismo do Ceará Bismarck Maia, almoçando na Chega Mais ao lado da família.

Secretário de Turismo do CE - Bismarck Maia

Eu voltarei... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário