domingo, 13 de março de 2011

Alô alô Campina Grande



No mês de junho todas as atenções se voltam aos festejos de São João. E o estado da Paraíba é um dos mais procurados por aqueles que querem diversão com qualidade. A cidade de Campina Grande possui o Maior São João do Mundo. A sua tradicional festa popular acontece há  vinte e cinco anos e  a programação contempla brasileiros e turistas do mundo inteiro com um mês inteirinho de forró e muita badalação.  O maior São João do interior do país, na cidade de 146 anos, oferece tudo de melhor para os forrozeiros, desde os grandes shows com artistas locais e nacional, excelente culinária nordestina e lojas de artesanato regional até uma variedade de cartões postais que enriquecem a paisagem urbana. Estive em Campina Grande de 10 a 13 de junho/2010. Nesse período participei do Intercom Nordeste 2010, que não poderia ter acontecido numa data melhor. Assim, além do congresso, aproveitei a mega festa inserida no calendário de eventos do Brasil.


(Fonte da foto: Google)

Sobre Campina Grande: Com cerca de quatrocentos mil habitantes, Campina Grande está situada no agreste paraibano e é a segunda cidade mais populosa da Paraíba. É reconhecida como um dos pólos industriais e tecnológicos da região Nordeste do Brasil. Entre as principais atividades econômicas, estão: extração mineral, agricultura, tecnologia, indústria e comércio. Conhecida como cidade universitária, Campina Grande possui duas universidades públicas: a Universidade Federal da Paraíba – UFPB e a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, além de escolas técnicas profissionalizantes. Juntas, atraem estudantes de todo o  país.

Após cinco horas viajando de Mossoró para Campina Grande (numa van com a galera da faculdade), fui recebida com o show de Black Eyed Peas na abertura dos jogos da Copa 2010. Assisti tudo pela TV! Em seguida, adormeci e quando acordei estava  toda “encolhida” na cama. Sem ligar o ventilador, o quarto (no 11º andar) estava com as janelas fechadas e fazia um frio danado - temperatura de uns 25º. Mossoroense, que vive num calor com a temperatura em torno de 32º, fico "morrendo” de frio numa situação dessas! :P

Da janela do quarto, a vista para o Parque do Povo. Localizado no Centro, o Parque do Povo é uma área onde se realiza o Maior São João do Mundo. Lá,  são instaladas  barracas, extensa praça de alimentação, cachaçarias, standes comerciais, palco para shows, camarotes, arena de quadrilhas, e muito, muito mais! =)


Da janela da sala, a vista para o Açude Velho, um dos famosos cartões postais da cidade. O primeiro açude construído em Campina, no ano de 1828. Nos períodos de seca tornava-se fonte de água para a população.

Na janela da sala, antes de sair para a festa que recebe mais de um milhão e meio de visitantes por edição, apresento a iluminação do Parque do Povo à noite. Aí vocês podem ver também o Balão da Bic (olha o Merchan!!!), que rendeu promoção para os interessados em ver o São João de Campina Grande lá de cima!
Ansiosa!!!
Atração no Parque do Povo
Show de Niedson Lua - Atração local
Fonte da foto: www.contigo.abril.com.br
Sexta-feira. Segundo dia em Campina Grande. Acordei cedo e fui ao Centro de Convenções Raimundo Asfora, integrado ao Garden Hotel, participar das palestras e dos mini-cursos do Intercom Nordeste 2010.


Chegada no Garden Hotel
A turma com um dos grandes mestres da Comunicação: José Marques de Melo
Na volta para o apê: Monumento dos Tropeiros da Borborema: Uma homenagem aos índios cariris, aos jesuítas e aos colonizadores da antiga cidade. Fonte da foto: www.onorte.com.br
Margens do Açude Velho
Na sexta-feira à tarde fui conferir o Intercom Júnior, sediado na UFCG, onde vários amigos do curso de Comunicação Social da UERN apresentaram seus trabalhos acadêmicos. Experiência das melhores.

Na UFCG com minha amiga Lieggy
Quiosque artesanato regional - Shopping Boulevard
Pizza no Divino Fogão - Shopping Boulevard
Voltando para casa... Fonte da foto: www.liciafabio.uol.com.br
Sexta-feira à noite, o tour em Campina Grande continua firme e forte. Depois de  minutos de descanso: mais uma noite de festa e descontração no Parque do Povo, que estava lotado. Com destaque para os shows de forró pé-de-serra, manifestações folclóricas e um cenário colorido que muito encanta os seus visitantes. No palco principal, rolou a apresentação de Flávio José, Eliane, Elino Julião Júnior e Luizinho e Irauçuba.

Minhas anfitriãs Rhaisa (Mossoró/RN) e Bel (Fortaleza/CE)
Havainas ditando moda no São João (Fonte da foto: www.acheibacana.blogspot.com)

Onde jornalistas do país inteiro se organizavam para fazer a cobertura de um dos maiores eventos do país. A equipe da Rede Globo, bem como da RedeTV! circularam no pedaço, bem como equipes do jornalismo local.
Espaço da rádio Campina FM. Show de cobertura e animação.

Sábado, 12 de junho de 2010: último dia do Intercom, último dia em Campina Grande... =/

De manhã, todos da turma que estavam em albergues, pousadas e hotéis se reuniram mais uma vez rumo ao Intercom Nordeste 2010. Com um certo atraso de quase 1h, foi o suficiente para que não conseguíssemos mais vagas nas melhores palestras e em outras todos ficassem sentados no chão do auditório. Culpa da festa da noite anterior? Talvez! Rsrs. Todos cansados e ansiosos para assistir alguns dos jogos da Copa 2010 no lounge disponibilizado com TVs e a boa interação dos participantes do evento que logo sairam para almoçar.

Com a minha amiga Mayara Amorim
Comunicação Social 2008.2 Uern

Deixei de almoçar com os amigos da faculdade, para sair com a minha amiga Rhaisa. e aproveitar o último almoço em Campina Grande. Caminhando pelas ruas perto do apê, fiquei encantanda com o Restaurante João de Barro. Eu estava faminta e afim de saborear uma boa comida regional. Foi a melhor opção que eu poderia ter encontrado tão perto do apê. O restaurante é simples e lindo. Funciona em uma casa de taipa, com decoração típica do nordeste, sem nenhuma modernidade. Entrei, fiz o meu prato no self-service, mas quando me sentei ouvi um grito que saia da cozinha. Imediatamente todos sairam correndo do lugar e logo a multidão se concentrou nas imediações do restaurante. Houve um vazamento de gás  na cozinha e por isso o histérismo dos funcionários. Acionaram o Corpo de Bombeiros para evitar algum dano. Voltei ao interior do restaurante para apanhar o meu celular, carteira e bolsa, assim como a bolsa de Rhaisa, já que ela não teve coragem de entrar no local. Foi um susto grande que passamos. Acabado o vexame, alguns voltaram para almoçar. Eu e Rhaisa fomos almoçar em outro restaurante. Só lembrava de um professor meu que semanas atr´´as havia passado por um constrangimento desses em um pequeno restaurante em Mossoró. Já que não deu tempo fotografar nada naquela tarde, consegui algumas fotos do João de Barro através do Google.

 Restaurante João de Barro

Sábado à noite. Encerramento do Intercom Nordeste 2010.

Em seguida, jantar no Boulevard Shopping e depois para o Parque do Povo.
Em todos os lugares de Campina Grande/PB
Antes de ir ao Parque do Povo, o motorista cedeu um pit-stop para a galera. E olha só o que encontramos às marges do Açude Velho: o Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga,,uma homenagem aos dois artistas da música regional nordestina. Todos aproveitaram para descer e fotografar as esculturas de bronze.

(Fonte da foto: Google)
 Jackson do Pandeiro
Cachaça da Paraíba - Parque do Povo


Apenas no último dia em Campina Grande fui informada que na parte externa da praça de alimentação do Parque do Povo havia o bar Poco Loco. Ambiente com música alternativa, hippies circulando na área. O dono do bar é o Emerson Tenebra, que comandava o som e a dança da ciranda que deixavam o público na maior empolgação. A turma de Mossoró não hesitou e entrou no clima. Abaixo, as fotos do Poco Loco Bar:


   
Ciranda do Poco Loco

Emerson Tenebra
Proibido para Playboys e Patricinhas
Misteriosa do Encantado: Cachaça desenvolvida por Tenebra
Conheci esse hippie e a família toda dele! Rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário